Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, janeiro 20, 2016

CASA DO BENFICA EM ALCOBAÇA INICIA A SUA ÉPOCA DESPORTIVA


Aspetos a salientar no início da época e o calendário oficial de competições

1- Desconhecendo para já o que o futuro lhe reserva, a Casa do Benfica em Alcobaça arrancou com a sua 11ª época desportiva consecutiva com clube federado na Federação Portuguesa de Atletismo, contando este grupo de treinadores e atletas com a boa vontade, confiança e bom acolhimento por parte da direção presidida por Francisco Trindade André.
 2- Nesta época desportiva Nuno Martins prossegue como seccionista e diretor desportivo do Atletismo da CB Alcobaça, mas há novidades na pista, a ser Emanuel Almeida a assegurar os treinos regulares no municipal de Alcobaça, três vezes por semana, à segunda , quarta e sexta-feira, com início às 18.30 e encontro na pista, na zona da partida dos 100m.









Emanuel Almeida assegura os treinos da CB Alcobaça
3-À data desta publicação há seis atletas filiados na FPA pela CB Alcobaça: Alexandre Valério, Mariana Almeida e Rúben Santos, dos escalões jovens e Pedro Teopisto, Emanuel Almeida e Nuno Martins, como veteranos, ou "masters", na nova designação. O início de época fica assinalado pela implementação de uma plataforma informática -"Lince"- pela Federação Portuguesa de Atletismo, que permite modernizar todo o processo de novas inscrições, transferências, seguros, exames médicos-desportivos, de todos os agentes desportivos envolvidos, atletas, juízes, dirigentes e clubes.
4- O blogue ou sítio da internet retoma a designação "Atletismo Alcobacense" à data desta publicação, tendo em conta que foi a sua designação original, deixando de lado  o nome "Atletismo federado praticado em clubes de Alcobaça", que assumiu durante o último ano.
5 - A designação que se deixou cair foi uma tentativa de especificar  e expressar melhor o âmbito da atividade por nós desenvolvida, restringindo o campo,  face ao surgimento do movimento de corrida e caminhada "Alcobaça em Andanças" e à evolução assinalável do Atletismo no âmbito do Desporto Escolar, dinamizado pelo professor Joaquim Luís Marques. Retoma-se a designação original por uma questão de precedência, sem prejuízo do assinalável progresso do movimento "Alcobaça em Andanças" e do Atletismo do Desporto Escolar.
6- A opção agora é utilizar o nome Atletismo Alcobacense deste blogue, assim designado desde 2005, com a mesma liberdade e responsabilidade do que até aqui, dando prioridade e destaque ao clube Casa do Benfica em Alcobaça que atualmente representamos e pelo qual nos responsabilizamos, excluindo-nos de responsabilidades que cabem a outros.
7-  Estamos também naturalmente recetivos e motivados, em certa medida, a registar e a acompanhar, por iniciativa própria, o evoluir do "Alcobaça em Andanças" e do grupo/clube "Chitas de Alcobaça", seus "pontas de lança". Também o faremos sobretudo no tocante ao recém-filiado na FPA: o clube AECA - Agrupamento de Escolas de Cister Alcobaça, oriundo do Desporto Escolar mas com  a novidade absoluta da sua filiação na FPA, nesta época, contando à data, com 18 atletas filiados, treinados por Joaquim Luís Marques. O CRP de Ribafria, da freguesia da Benedita e o Burinhosa, do norte do concelho, também apresentam habitualmente atletas federados em competição em certas provas de estrada ou até em pista, como no caso do CRP Ribafria, sendo natural fazer-lhes referência, eventualmente, pois estão abrangidos pelo campo da nossa observação regional. 

8- Alexandre Valério, o primeiro atleta da CB Alcobaça a competir esta época, disputou os 3000m do Campeonato Distrital de Juniores de Pista Coberta, em Pombal, no dia 17 de janeiro, obtendo a segunda posição do seu escalão. É, deste modo vice-campeão distrital na sua primeira competição como atleta federado, ele que teve como predecessores no atletismo a sua irmã Daniela Valério, nos anos 2000 e o seu pai, Jorge Valério, nos anos 80. 









Alexandre Valério: vice-campeão distrital júnior dos 3000m em pista coberta, pela CB Alcobaça

Sem comentários: