Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, novembro 27, 2014

Lista de Campeões Alcobacenses no Atletismo
ALCOBAÇA É VIVEIRO DE GRANDES CAMPEÕES


São várias dezenas de homens e mulheres de Alcobaça que na atualidade ou num passado mais ou menos recente se salientaram no atletismo a nível distrital ou a nível nacional. A voragem do tempo e a alta rotatividade do desporto e desta modalidade deixaram alguns destes campeões um pouco esquecidos. Pois bem, no fundo, é a história desportiva destes homens e mulheres, integrados na sociedade de Alcobaça,  os seus feitos extraordinários, que dão encanto e feição humana a este desporto e conferem a magia e a aura dos campeões que tanto fascina. Vamos dar a conhecer estes atletas e as vitórias que os celebrizaram.
 Os atletas no ativo têm o seu nome sublinhado. As iniciais L, D , N, I, para os níveis local, distrital, nacional internacional, marcadas por cores que procuram realçar, desde o amarelo, passando pelo laranja até ao vermelho e roxo, usadas para acentuar a relevância de cada atleta, a nível local, distrital, nacional ou internacional. 

Artur Borda (à direita)-L D N  I - Foi campeão nacional da Maratona, em 1985, representando o Penichense, com uma marca na ordem das 2h 20 minutos. A verdade é que Artur Borda representou várias épocas o Clube de Campismo de Alcobaça (1982, 1983 e 1984), equipa que seria desmantelada e transferida por inteiro para o Penichense, em 1984/1985, por falta de condições oferecidas ao atletismo em Alcobaça, o mesmo problema que se mantém atualmente, 30 anos depois. A ida para o Penichense, em 1985 e o título de campeão nacional da maratona por esse clube, teve como consequência imediata a colocação de uma cobertura de saibro na pista de Alcobaça, um melhoramento que existia antes da era do tartan e que foi muito bem visto por todos, só pecando por tardio, um prémio para o Atletismo de Alcobaça pelo título nacional de Artur Borda. O atleta foi catapultado para grandes competições, participando em prestigiadas maratonas na Europa e na América, como a maratona de Nova Iorque. Lesões ao nível nos tornozelos e tendão de Aquiles obstruíram a carreira deste atleta, que durou poucos anos.

Martinho Isaac Delgado (à esquerda) - L D  -Maratonista competitivo nos anos 80, era companheiro de clube de Artur Borda, no Clube de Campismo de Alcobaça, e registou uma marca de bom nível, de 2h 48 minutos, só superada a nível local pela chegada de Desidério Pires, nos anos de 2009-2013.

Joana Arduíno - N - Treinada por Vitor Zabumba e representando o Estreito (Madeira), salientou-se nas provas de velocidade de 100, 200 e 400m, nos anos 90, pertencendo então à elite nacional destas distâncias. Na foto podemos ver Joana Arduíno à esquerda representando a seleção de Portugal numa estafeta.
Carlos Santos - L D N - Um colosso do atletismo, provavelmente o melhor atleta de Alcobaça pela qualidade dos seus resultados, é atleta do SLB, sendo recordista distrital de Leiria dos 1500m, dos 3000m e dos 5000m. Foi campeão nacional juvenil dos 1500m. O auge da sua carreira deu-se nos anos 90. Representou o GC Alcobaça em 2001. Representou também Óptica 2001 (Peniche), CBES Maiorga e Bairro dos Anjos.

Melanie Santos - L D N  I  - É atleta de alta competição no triatlo onde já foi campeã da Europa de Juniores por equipas, representando Portugal. No atletismo, foi campeã distrital de corta-mato e de 3000m em pista coberta, pela Casa do Benfica em Alcobaça, nos seus tempos de juvenil( janeiro de 2011). Atualmente, no atletismo representa a Juventude Vidigalense. Apostada no triatlo, prepara a sua carreira para estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.



Fátima Crespo (no meio dos rapazes)- L D N Extraordinária na velocidade, no fim dos anos 70 e início dos anos 80, com marcas muito fortes em 100, 200 e 400m, em pistas de cinza, que hoje muito poucas atletas, com melhores condições, conseguem alcançar, a nível distrital. Clubes: Gafa e Campismo.

Mário Santos- L D N  - Mais um colosso, Mário Santos (do restaurante A Mãe) foi, pela AACD, campeão e recordista distrital de 100, 200 e 400m, em 1988. Durante anos a velocidade masculina no distrito de Leiria foi dominada por este e outros alcobacenses.

Diamantino Faustino - L D N - Um velocista, mais um, alcobacense, com uma carreira ilustre, no atletismo. Nos tempos em que o atletismo na Associação de Desportos de Leiria (ADL) estava ainda pouco desenvolvido, como em Alcobaça havia muito movimento de atletas, Diamantino Faustino, já com funções diretivas, foi mentor, com outros, de que a atual ADAL deveria ter sede em Alcobaça, o que na época não era nada descabido. Como as coisas mudaram!  Diamantino participou ativamente nas provas do 1º passo, em Alvalade e no Estádio Nacional, nos anos 60 e inícios de 70, tendo ganho algumas provas de velocidade e feito furor como dos mais destacados atletas da província, com destaque nos jornais desportivos da época. Salientou-se num torneio de atletismo realizado em Alcobaça entre a Equipa do Ginásio de Alcobaça e o Sport Lisboa e Benfica, nos tempos áureos do atual Estádio Municipal, vencendo a prova de 100m aos atletas do Benfica. Ingressou depois no Benfica onde foi várias vezes campeão nacional nas estafetas de 4x100m. Foi treinador e dirigente do Ginásio Clube de Alcobaça, na área do atletismo, antes de 1974. Manteve-se ligado à modalidade e passou o testemunho aos mais jovens. Durante muitos anos praticou treinos e provas como veterano, em provas como o lançamento do peso, comprimento e altura, com marcas fantásticas para a sua idade. Com os seus conselhos e ideais desportivos, que nunca deixou de transmitir, é das pessoas com melhor memória do atletismo local e nacional e com mais experiência, que temos entre nós.

Emanuel Manzarra (atrás, ao centro) - L D N-Velocista, destacou-se sobretudo nos 100m, nos quais foi recordista distrital, baixando o recorde de Leiria até aos 11.12 segundos, nos anos 90. Representou a AACD, o Ginásio de Alcobaça, o Desportivo de Pombal, o Bairro dos Anjos e a Juventude Vidigalense. Conquistou muitos títulos de campeão distrital em 60m, 100m, 200m e estafetas de 4x100m e 4x400m.

Catarina Alves- L D  - Atleta velocista, de 60, 100 e 200m, representou o CBES Maiorga, alcançando excelentes marcas nessas distâncias, estando no topo - nº 1-  das melhores atletas locais de todos os tempos.

Isabel Raposo - L D N - Atleta multifacetada, Isabel Raposo fez uma carreira recheada de êxitos, representando o seu clube do coração, o CBES Maiorga, destacando-se sobretudo nas distâncias de meio-fundo, 800 e 1500m, mas também fez um pouco de tudo no atletismo, dedicando-se às provas combinadas. No final dos anos 80 foi variadíssimas vezes às seleções distritais, tendo sido convocada para o Olímpico Jovem na Madeira. De uma alegria e força de vontade contagiante, Isabel Raposo não deixou ninguém indiferente. Foi campeã distrital numerosas vezes.

Paulo Carreira - L D N - Gigante, quer em altura, quer nos resultados desportivos, estamos a falar do recordista distrital dos 3000m obstáculos, recorde que perdura há 20 anos. Iniciou-se no Bárrio, na URBA, destacou-se no meio-fundo, com títulos distritais e participação em campeonatos nacionais, tendo alcançado o estatuto de alta competição. Representou a Óptica 2001 - Peniche e o Benfica. Foi treinador de atletismo no Ginásio Clube de Alcobaça. Trouxe a Alcobaça o salto com vara em frente do mosteiro, o CisterVara.

João Santos - Atleta velocista, destacou-se nos anos 80 nas distâncias curtas e nas estafetas, sendo um elemento fundamental nas estafetas da AACD que disputaram os títulos distritais, em compita com o Sporting de Pombal.


Luís Bernardes - L D N  - Velocista muito regular, sem atingir altos níveis e recordes,  foi no entanto decisivo como entusiasta das equipas no Campismo e na AACD, preponderante nas estafetas e no espírito de equipa, "o treinador" de Alcobaça durante várias épocas, nos anos 80. Introduziu novidades no treino da velocidade, em Alcobaça, estando a par dos melhores conhecimentos técnicos da época. Treinou Mário Santos, Emanuel Manzarra, João Santos, Nuno Martins. Mais tarde dedicou-se ao treino do Andebol, apontando a falta de apoios locais ao Atletismo como motivo para a saída. Chefiou a comitiva de Alcobaça representante de Portugal nos Jogos Sem Fronteiras, programa de entretenimento muito popular, com o apresentador Eládio Clímaco.








João Paulo Santos (o primeiro, à direita) - L D N  I  -Velocista, nunca atingiu níveis muito elevados, nem títulos nem recordes, mas persistiu muitas épocas na modalidade, em 60, 100, 200 e 400m, e salto em comprimento. Teve alguns pontos altos ao ser selecionado distrital no DN Jovem e recordista distrital de estafeta iniciados. A sua presença assídua e o seu modo de ser determinado e metódico granjearam-lhe o reconhecimento da comunidade dos atletas em Alcobaça. Atualmente treina e compete como veterano, tendo competido internacionalmente em campeonatos da Europa de Masters, em três ocasiões: em pista coberta,  em S. Sebastian, Espanha,  e, já na presente época, em Budapeste, Hungria, e ao ar livre, em Izmir, na Turquia. Pratica há 30 anos, tendo iniciado o atletismo em simultâneo com Nuno Martins, em Setembro de 1983, com o Clube de Campismo. Representou o Campismo Alcobaça (CCCA), o Penichense, AACD, Planalto, CBES Maiorga, Ginásio Alcobaça e CBA. Atualmente é individual, sem clube, sendo treinado por Joaquim Marques.

Ana Costa - L D N - Atleta com uma curta passagem no atletismo, nos anos 70, em que participou no 1º passo, no estádio nacional, tendo ganho os 1000m infantis, que lhe valeram o recorde nacional da distância e do escalão, durante alguns dias, em 3.17.1 minutos,  o que na época teve enorme impacto ao ponto de o feito não ter sido esquecido, servindo de estímulo para atletas que apareceram mais tarde, em Alcobaça. Trinta anos depois, menos alguns dias, Filipa Eutíquio viria a quebrar a marca de Ana Costa.










Ana Mafalda Ferreira - L D N  I - Natural de S. Martinho do Porto, é a mais destacada atleta do atletismo no panorama concelhio, na atualidade e de todos os tempos, tendo por perto Filipa Eutíquio, Melanie Santos e Joana Arduíno, em termos de estatuto adquirido. Mas Ana Mafalda está, por enquanto, acima de todas elas, até porque Joana Arduíno já deixou a modalidade, Melanie Santos dedicou-se mais ao triatlo e Filipa Eutíquio está a iniciar-se como sénior, enquanto Ana Mafalda é uma atleta sénior experiente, que representou muitos anos o Estreito, da Madeira, tendo esta época ingressado no Sporting Clube de Portugal. Ana Mafalda Ferreira corre distâncias desde os 3000m e superiores, correndo por vezes a estafeta de 4x400m , quando o clube lhe pede. Vitórias por todo o país e estrangeiro, em provas de corta-mato, estrada, meias-maratonas, 10 quilómetros, participações na seleção nacional, presença assídua no pódio, participações ao mais alto nível em campeonatos de Portugal e campeonatos nacionais de clubes pelo seu clube, fazem dela uma atleta de top a nível nacional, desde há meia dúzia de anos e na atualidade. Faltam-lhe ainda alguns títulos de campeã nacional para se tornar mais destacada, quem sabe esta época, no Sporting, alcança essa projeção.














Marcos Neto -  L D N - Um atleta muito talentoso, que abandonou precocemente a modalidade, foi recordista distrital infantil do martelo (28m76) e do disco (33m25), na mudança do milénio, tendo alcançado bons resultados nas provas combinadas até ao escalão juvenil e sendo chamado por várias ocasiões à seleção distrital, para o Olímpico Jovem Nacional e para o Atleta Completo Nacional. Representou somente o Ginásio Clube de Alcobaça, pelo qual conquistou vários títulos de campeão distrital e honrosos lugares nas provas das Beiras e Olímpico Jovem.  Dotado de velocidade e força explosiva, é um atleta com talento para regressar assim queira, com alguma qualidade. Ele, com Gerson Costa e Filipa Eutíquio, formam o trio maravilha que passou pela orientação de Nuno Martins, como treinador.

Pedro Teopisto - L D N - Um velocista de espírito muito generoso, dada a entrega que sempre manifestou. Iniciou-se no Ginásio de Alcobaça, no final da década de 90, clube onde evoluiu, passando depois pelo Bairro dos Anjos e Juventude Vidigalense. Vários títulos de campeão distrital de estafetas, no seu currículo, inclusivé dois deles obtidos, por sinal, na única prova oficial disputada até hoje na pista de tantan de Alcobaça, no ano 2000. Nos primeiros anos da década de 2000, fez um percurso de alto nível na Juventude Vidigalense, a ombrear com os melhores velocistas distritais e com as melhores estafetas a nível nacional. Desde 2004-2005 regressou às origens e tem ajudado o clube local, AACD ou Casa do Benfica de Alcobaça, logisticamente e como atleta, ainda que tenha deixado de treinar assiduamente.

Gerson Costa - L D  - O filho mais velho de Ana Costa teve uma passagem fulgurante no Ginásio de Alcobaça (1997 -2001) e, de infantil até juvenil, ganhava quase todas as provas de meio fundo em que participava, arrebatando títulos distritais em 800, 1000 e 1500m , corta-mato e estrada. Seleções distritais e Kilómetro Jovem das Beiras eram palcos para o seu talento.





Marco Teopisto - L D N  Muito coordenado e talentoso, era excelente em barreiras altas, velocidade pura e salto em altura. Iniciou-se no Ginásio de Alcobaça no fim dos anos 90 e deixou marca com os melhores resultados de sempre, em Alcobaça, nessas disciplinas atléticas. De 1,85 no salto em altura como juvenil, em Alcobaça, evoluiu até 1,95 no Bairro dos Anjos, como júnior e sub23. Problemas com o joelho afastaram-no do salto em altura e das pistas. No regresso às origens para um regresso às pistas nos 100m, pelo clube local, protagonizou um acidente grave num treino, em vésperas de um campeonato nacional de clubes, de que resultou um traumatismo craneano, no que foi o mais grave acidente com um atleta na pista de tartan de Alcobaça. Recuperou bem mas deixou a modalidade, com saudade.



Nuno Martins L D N  - Iniciou a modalidade em 1983-1984, juntamente com João Paulo Santos, tendo Luís Bernardes como treinador. Não sendo especialmente forte em nenhuma disciplina, experimentou quase todas as disciplinas e enveredou pelas provas combinadas. Em 1990, representando o Desportivo de Pombal, foi o 3º classificado no campeonato nacional de juniores do decatlo e 7º classificado nos campeonatos nacionais de juniores de pista , na prova do dardo. Conquistou quatro títulos de campeão distrital absoluto no decatlo, de 1989 a 1993, período em que liderou a tabela no distrito de Leiria. No campeonato nacional absoluto, nesta prova, obteve o 5º posto, o 7º posto e o 9º lugar, em três participações, alcançando como melhor marca 5137 pontos, em 1993. Passou por vários clubes: Campismo Alcobaça (CCCA) ; Penichense; AACD; Desportivo de Pombal; Ginásio de Alcobaça; Lovelhe; Valenciano; AACD (de novo) e Casa do Benfica em Alcobaça (CBA). Treinador e delegado em 1988-1989 (AACD) e desde 1994-95 (Ginásio Clube de Alcobaça, AACD e CBA); juiz de atletismo desde 2008. A sua vertente principal foi sempre a de atleta, atualmente como veterano na CB Alcobaça, pela qual conta já com 6 títulos de campeão nacional master, em provas de lançamentos, alcançados em 2011, 2012 e 2014.









Samuel Santos - L D N  I  - Atleta muito dedicado, desfrutando do desporto como poucos, salientou-se no atletismo ao dedicar-se durante uma temporada à marcha, na Casa do Benfica em Alcobaça, sendo o atleta concelhio com melhor resultado nessa disciplina, ascendendo ao pódio no campeonato distrital e estabelecendo a melhor marca concelhia da marcha atlética, nos 10km, um pioneiro concelhio, ao nível sénior. No entanto, motivos profissionais afastaram Samuel Santos das pistas, mas não do desporto, participando a nível popular, individual, em provas de 10km, trail, meias-maratonas, maratonas, triatlos e ultramaratonas, em Portugal e sobretudo no estrangeiro. No entanto, em Alcobaça, ficou célebre a fantástica aventura de Samuel Santos, de bicicleta, de Roma até Alcobaça, que foi anunciada na imprensa, apoiada por várias instituições e empresas e concretizada com sucesso.

Filipa Eutíquio - L D N  I - Atleta de excecionais qualidades físicas e psicológicas, destacada meio-fundista do distrito de Leiria e bem posicionada no contexto nacional. É bastante forte em 800m, 1500m e 3000m obstáculos. Representa a Juventude Vidigalense, de Leiria desde 2011-2012 e realizou a sua formação desportiva inicial na Casa do Benfica em Alcobaça, durante cinco épocas, desde 2006-2007 até 2010-2011 onde alcancou logo excelentes resultados, sendo vencedora distrital do corta-mato, do quilómetro distrital, do torneio olímpico jovem, provas de pista e estrada, sendo até uma atleta de provas combinadas bastante forte, do pódio distrital. Com o ingresso na Juventude Vidigalense enveredou definitivamente pelas provas de meio-fundo e deixou de fazer velocidade, saltos, barreiras e lançamentos, que fazia quando estava inscrita em Alcobaça, além de fazer também os corta-matos e o meio-fundo, onde obtinha os melhores resultados. Pela CB Alcobaça alcançou o recorde nacional de infantis em pista coberta na prova dos 600m. Atualmente é a campeã distrital absoluta de 3000m obstáculos e participa sempre ativamente na equipa da Juventude Vidigalense, presentemente a equipa 3ª classificada na Iª divisão nacional, quer em pista coberta, quer ao ar livre. Filipa Eutíquio é solicitada a dar o seu importante contributo na equipa. Filipa Eutíquio internacionalizou-se recentemente em França , onde venceu uma prova de estrada.  







João Pedro Silva - L D N  I  - Incluído nos campeões de atletismo pela vertente do Triatlo, modalidade que tem características que a diferenciam do atletismo propriamente dito, nomeadamente em termos de organização federativa, João Pedro Silva, à parte este considerando de ser um atleta do triatlo, é , sem sombra de dúvidas, o melhor atleta do concelho de Alcobaça, ponto final. Natural da Benedita, teve um percurso notável como júnior sendo campeão do mundo nesta categoria em duatlo e vice-campeão do mundo de triatlo. Alcançou três títulos de Campeão do Mundo de Sub23 e três vitórias na taça do mundo de triatlo. Um seu resultado mais expressivo e que faz dele o melhor triatleta português de sempre, foi o seu 9º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 04-08-2012. Representou clubes da região de Lisboa, entre os quais o Sporting, tendo-se transferido para o SL Benfica em Janeiro de 2013. No atletismo já representou a Juventude Vidigalense, de Leiria , em provas internacionais como o Campeonato da Europa de Clubes - escalão de juniores. Participou em iniciativas locais, na Benedita, para promoção e divulgação do triatlo e formação de um clube local dedicado ao triatlo.
O seu enorme desempenho  valeu-lhe o reconhecimento nacional, tendo sido galardoado com o troféu de melhor atleta português, masculino, do ano 2010, na gala do desporto da Confederação do Desporto de Portugal.

















Emanuel AlmeidaL D N  - Tendo começado muito cedo no atletismo da URBA - Bárrio, no final dos anos 80 e inícios dos anos 90, Emanuel Almeida viria a ingressar, sete épocas volvidas, na equipa do Ginásio de Alcobaça, representando e bem este emblema por 4 épocas. As suas provas preferidas são os 110m barreiras, os 400m barreiras, 100m, comprimento, altura e estafetas. Desde a primeira hora na Casa do Benfica em Alcobaça, quando esta equipa foi formada em 2005/2006. Esteve sempre presente nos melhores momentos destas equipas de Alcobaça, quer pelo G.C. Alcobaça quer pela Casa do Benfica, como por exemplo na melhor participação masculina de Alcobaça no Campeonato Nacional de Clubes de Pista (apuramento), a de 2001, em Rio Maior, em que o G.C. Alcobaça se classificou na 29ª posição nacional, muito próximo da qualificação para a terceira divisão, tendo os atletas do meio-fundo e obstáculos, Carlos Santos e Silvino Figueiredo, transitado na época seguinte para a Juventude Vidigalense ( significa que esta equipa do G.C. Alcobaça "não valia nada"-lol - pois "para a JV serviam"). Emanuel Almeida teve nesta competição uma prestação muito boa, ao realizar 6.00m no salto em comprimento, mínimo de pontuação e máximo pessoal do atleta. Emanuel Almeida esteve em todas as participações da Casa do Benfica nos Nacionais de Clubes e esteve nas duas vezes em que a CB Alcobaça subiu ao pódio em terceiro, nos distritais absolutos. Foi campeão distrital absoluto do heptatlo de pista coberta (dezembro 2010).

Glória Serrazina - L D N  - Atleta veterana muito destacada, representou desde sempre o CRP da Ribafria (Benedita) e é uma campeã das provas de montanha, maratonas e ultra-maratonas, trail e mega-trail, em Portugal e no estrangeiro, apresentando inúmeras vitórias nestas competições. É quase desconhecida para quem somente frequenta os ambientes de provas de pista (e pista coberta) mas é sobejamente conhecida nos círculos sociais ligados ao trail e à montanha.

Desidério Pires - L D N  I - Maratonista e ultra-maratonista ativo no período de 2008 a 2013, alcançou um interessante registo pessoal na maratona de 2h40:47, obtidas em Badajoz, Espanha, em 2012. Representou a Casa do Benfica em Alcobaça e, nessa qualidade, evoluiu nas provas de 3000m em pista coberta, 1000m, 5000m e 10.000m em pista ao ar livre, participando em campeonatos distritais, nacionais de clubes e nacionais de maratona, tendo neste particular obtido o seu resultado nacional  mais destacado em provas olímpicas, com a 8ª posição, em 2011. Outro feito assinalável a nível nacional, que conferiu enorme prestígio a Desidério Pires foi a vitória, em dois anos consecutivos, na Ultra-Maratona Caminhos do Tejo, de Lisboa a Fátima (140 km)- em 2010 e 2011, um feito notável já que se trata da corrida mais longa disputada em Portugal. Desidério Pires liderou este segmento da competição a nível nacional, durante estas duas épocas.


Outros atletas ligados a Alcobaça: Carlos Neto; João Santos (escurinho); Rui Coelho (ex. presidente da Câmara); Basílio Martins; Carlos Marques (Recauchutagem 31); Jaime Leão; Davide Cardeira; Manuel da Bernarda (Cerâmicas S. Bernardo); Paulo Simão (de Pombal); Diogo Caseiro (da Batalha); Silvino Figueiredo (de Leiria); Nelson Tavares; Tiago Lopes; Beatriz Silva;  Emanuel Duarte; Tiago Caetano; João Pereira;  Sérgio Branco; Miguel Ribeiro; Gonçalo Arêde; Hélder Sousa; José Bernardes; João Aleixo; Vitor Zabumba ( da Nazaré); António Vasconcelos ( de Caldas da Rainha); Rosalina Silva; Luís Serrazina (Ribafria); José Eutíquio; e muitos mais ........

Sem comentários: